Apesar de a água que chega até as nossas torneiras ser potável, isso não significa que ela é totalmente limpa para o consumo, por conta das substâncias químicas usadas em seu tratamento. Por esse motivo, um filtro é bastante útil para garantir a sua saúde, assim como o refil de carvão ativado é uma ótima opção de purificador.

Embora a imagem do carvão remeta erroneamente à sujeira, devido às cinzas que se formam quando o material é queimado, esse item é, na verdade, um grande aliado para a limpeza da água, tornando-a mais propícia para a ingestão.

Por esse motivo, neste post, vamos reunir as principais informações acerca do refil de carvão ativado e mostraremos como manter a qualidade de sua água com esse item. Acompanhe e saiba mais!

O que é carvão ativado?

O carvão ativado é um material com origem no carbono. Pela facilidade de ligação desse elemento, ele consegue absorver e coletar determinadas substâncias, sejam elas gases ou líquidas.

Por conta dessa característica, ele tem um grande poder de purificação e desodorização, justamente por absorver as impurezas presentes no ambiente. Desse modo, é frequentemente usado em tratamentos de clareamento dental ou dermatológico, para a desintoxicação do organismo e na purificação da água.

Do que se trata o refil de carvão ativado?

O refil de carvão ativado é justamente o item utilizado nos filtros para tornar a água mais limpa e livre de substâncias químicas. Ele é capaz de absorver as impurezas e sedimentos, evitando que passem pelo filtro, por meio de sua porosidade.

Afinal, os elementos filtrantes costumam ser feitos de materiais naturais e porosos, o que contribui bastante para uma boa qualidade da água. Além disso, ele é capaz de equilibrar o pH do líquido.

Quais são os efeitos do carvão ativado?

Os filtros que contêm carvão ativado conseguem ir além da filtragem da água, podendo purificá-la. Eles são capazes de remover mais de 80 produtos químicos encontrados no fluido, especialmente o cloro.

Na maioria das vezes, o sistema de tratamento utiliza cloro ou subprodutos para tornar a água mais potável. Desse modo, o líquido que chega em nossa torneira apresenta químicos que, apesar de não serem tóxicos quando são ingeridos em pequena quantidade, podem deixar um odor e sabor ruins.

O filtro com refil de carvão ativado é eficiente para remover até 95% dos efeitos do cloro. Além disso, retira os seus subprodutos, como o trihalometanos, que podem ser cancerígenos. Sendo assim, é possível beber água com maior qualidade e saúde.

Essa peça também ajuda a controlar o fluxo de água. Dessa maneira, quanto mais lentamente a água atravessar o refil, mais eficiente será a sua purificação. Isso porque o tempo de ação do carvão é maior, assim, os contaminantes são mais absorvidos.

Quanto tempo dura o refil?

A duração de um refil depende da frequência de uso da água. No geral, eles costumam durar cerca de 3 mil litros, o que seriam cerca de 6 meses, no dia a dia de uma casa com atividades regulares.

Agora que você já conhece as principais funções do refil de carvão ativado e as suas vantagens, não perca tempo e procure adaptar o seu filtro com essa peça. Afinal, ela é considerada uma das melhores opções de mercado, justamente por proporcionar mais qualidade à água.

Para encontrar o filtro ideal para você, acesse o nosso site e confira os nossos produtos!

Powered by Rock Convert