Já ouviu falar dos benefícios da água alcalina? Você deve estar cansado de saber que a ingestão adequada de água (algo em torno de dois litros ou mais por dia) é fundamental para a manutenção de todas as funções vitais do nosso corpo e da nossa saúde. Todavia, nem sempre que você e sua família ingerem podem estar fazendo o bem esperado, o que não acontece quando estamos falando da água alcalina.

Neste texto, vamos explicar o que é a água alcalina, quais benefícios ela oferece ao seu corpo e como obtê-la. Interessados? Então prossiga a leitura.

O que é água alcalina?

É bem-provável que você tenha ouvido falar da palavra “alcalino” durante suas aulas de química do colégio. Esse termo define, de forma ampla, toda substância que tem a capacidade de neutralizar ácidos fracos.

Isso é medido por meio do pH (sigla para potencial hidrogênio), uma escala que vai de 0 a 14. Substâncias de 0 até 7 são consideradas ácidas; aquelas que ficam próximas do 7 são neutras; e as que superam esse número até chegar ao 14 são chamadas de alcalinas ou básicas.

O pH varia de acordo com uma série de fatores, como a composição da substância, a presença de metais, sais e resíduos orgânicos e a temperatura. Assim, dizemos que uma água é alcalina quando o pH sempre maior que 7, de preferência superior a 7,5.

Quais são os benefícios da água alcalina?

O corpo humano apresenta pH que gira em torno de 7,35 e 7, 45. Ou seja, ele é alcalino, e nosso organismo faz todos os esforços necessários para que ele se mantenha sempre ao redor desse número. No entanto, nossa alimentação diária e a ingestão de águas com níveis inadequados de alcalinidade podem desequilibrar esse índice.

Isso é bem-comum quando pensamos na água que chega até nossa casa por meio da torneira. Para manter determinados níveis de segurança, é normal que sejam acrescidos a ela cloro e outras substâncias durante o processo de tratamento, o que acaba elevando a acidez do corpo, que abre brechas para uma piora no bem-estar e o aparecimento de algumas doenças.

Pessoas que mantêm a ingestão de água alcalina constante têm menos problemas estomacais, retêm menos líquidos (o que pode contribuir com a redução de peso em alguns casos). Além disso, ajuda na eliminação de toxinas que estão circulando pelo organismo, colabora na retenção de cálcio e outros sais mineiras no organismo e melhora a circulação sanguínea.

Obviamente isso não é milagre: a ingestão da água alcalina deve estar combinada com outros hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada.

Como obter água alcalina?

A maneira mais disseminada de obter água alcalina é por do meio do acréscimo de pequenas quantias de limão à água comum. Outras receitas também incluem a utilização de bicarbonato de sódio e leite de magnésio.

No entanto, a forma mais prática e segura de realizar esse processo é por meio de filtros apropriados, que ionizam a água e fazem com ela atinja o pH ideal, além de eliminar outras impurezas prejudiciais à saúde humana, garantindo a qualidade e todos os benefícios da água alcalina.

Agora que você sabe o que é a água alcalina, que tal nos acompanhar nas redes sociais? Curta nossa página no Facebook agora mesmo.

Powered by Rock Convert