Com o avanço da idade, é natural que o nosso corpo e o organismo reajam de forma diferente a certos fatores. Um deles é o índice de água, que reduz consideravelmente e, por isso, tanto se fala na importância da hidratação na terceira idade. 

Sendo assim, se você quer chegar mais longe e com mais qualidade ou, até mesmo, se vive com alguém na família de idade mais avançada, fique conosco até o final do texto e confira as dicas fundamentais que trouxemos neste post! Vamos lá!

Saiba como redobrar os cuidados com a hidratação na terceira idade

Quem passou dos 60 já deve ficar de olho em alguns cuidados especiais com a saúde, o que envolve algumas práticas básicas do nosso dia a dia, como ter uma alimentação equilibrada, evitar excessos, manter-se sempre em atividade e, claro, estar sempre se lembrando de se hidratar.

Para essa última dica, nós preparamos uma pequena lista que pode ajudar você! Confira! 

Beba água, mesmo que sem sede 

Comprovadamente, quando passamos dos 60, sentimos menos sede! Esse é um fator importante, pois não significa que devemos reduzir o consumo de água. Pelo contrário! Temos que redobrar a atenção a esse cuidado, até porque a falta do líquido também pode trazer complicações à saúde nessa idade. 

Sendo assim, é um trabalho de hábito, ou seja, precisamos beber água, mesmo que não tenhamos sede! Para isso, vale andar sempre com uma garrafinha do lado, criar uma meta diária ou acostumar-se a ir mais vezes ao bebedouro todo dia! 

Redobre a atenção no verão 

Nos dias mais quentes do ano, é quando transpiramos mais e, consequentemente, temos a necessidade de repor mais líquidos. Como dica, evite atividades físicas em horários de mais calor, busque uma alimentação mais leve nessa época, especialmente, à base de frutas e legumes (muitas ajudam na reposição de água) e aumente o consumo de líquidos diários. 

Não substitua a água por outras bebidas 

Nenhum outro líquido, além da água, é realmente necessário para a sobrevivência do ser humano. Obviamente que eles podem matar a sede também, mas não se comparam à eficiência da fórmula natural.

Refrigerantes, cervejas e, até mesmo, sucos de frutas não devem ser considerados em sua meta diária de consumo de água. Ou seja, não é que você precise se privar das bebidas de que gosta, mas, para a função de hidratação na terceira idade, considere apenas a última opção, combinado? 

Conheça alguns dos benefícios da hidratação na terceira idade

Alguns sintomas comuns, como ressecamento da pele e da garganta, até questões mais graves, como confusão mental e esquecimentos, podem estar associados à falta de água no organismo. Para exemplificar melhor, separamos uma lista com alguns benefícios que essa prática pode trazer à nossa rotina. Confira:

  • ajuda a controlar a pressão sanguínea; 

  • melhora a resistência física; 

  • contribui para o bom funcionamento dos rins; 

  • ajuda na manutenção da pele e de outros órgãos. 

Em resumo, essas são as dicas e informações sobre a importância da hidratação na terceira idade. Cultivar o hábito de beber água é algo importante ao longo de toda a nossa vida, porém, torna-se ainda mais necessário quando passamos de certa idade.

Sendo assim, comece a praticar e a ingerir mais água a partir de hoje. Ah, e para não faltar nenhuma outra dica nos próximos dias, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba mais novidades sempre que possível.

Powered by Rock Convert