Se você tem um animal de estimação em casa, sabe da importância de garantir a ele uma alimentação saudável, não é mesmo? Contudo, não estamos falando apenas de oferecer uma ração de qualidade e que contenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. É fundamental, também, cuidar da hidratação do pet, oferecendo a ele água purificada.

Quer entender mais sobre essa necessidade do seu animal de estimação e por que o melhor é não dar água da torneira a ele, entre outros assuntos relacionados? Continue a leitura do post!

A importância da hidratação dos animais de estimação

A água é tão importante para os animais quanto para nós, seres humanos. Nos pets, a desidratação pode causar problemas sérios nos rins, chegando a provocar insuficiência renal e complicações. Contudo, você sabe qual a quantidade de água que eles devem consumir todos os dias? Essa resposta pode variar de acordo com o clima na cidade onde vivem. Portanto, se estiver calor, a sede do seu pet certamente vai aumentar.

Uma das recomendações é que ele tenha à disposição mais de um pote com água em pontos diferentes da casa. Além disso, o líquido deve ser fresco, sendo trocado com frequência para não acumular resíduos. Quanto à quantidade, o ideal é que haja água disponível 24h. Em geral, o animal de estimação adulto consome em torno de 50ml por cada quilo do seu peso.

Por que você deve oferecer água purificada aos pets

Muitas pessoas têm o hábito de oferecer água da torneira ao pet. Contudo, isso não é recomendável. Ter água purificada à disposição do seu animal de estimação ajuda a prevenir uma série de doenças que podem causar complicações e colocar seu parceiro em risco.

Entre as vantagens do purificador de água, podemos citar:

  • fácil manutenção e limpeza;
  • disponibilidade de água gelada ou natural;
  • redução de chances de contaminação;
  • água limpa e fresca o tempo todo;
  • diminuição de doenças.

Os riscos de dar água da torneira aos animais

A água da torneira não deve ser consumida pelos animais ou pelas pessoas que vivem na casa por uma série de fatores. Um deles é que as fontes de onde ela é retirada podem estar contaminadas e nem sempre o tratamento é adequado para que todos os resíduos sejam eliminados.

A falta de limpeza dos reservatórios e até mesmo da tubulação que leva a água até a sua torneira pode oferecer riscos à saúde de todos. Confira as principais doenças relacionadas à água quando ela não é purificada:

  • giardíase: causada pelo parasita giárdia, provoca infecção intestinal, acompanhada de diarreia, cólica e enjoo;
  • diarreia: muitas vezes, ela é apenas o sintoma de outras doenças, mas em alguns casos pode ser causada pela água de má qualidade, contaminada com parasitas e vermes;
  • distúrbios digestivos: microrganismos como vírus, bactérias ou protozoários presentes na água podem provocar problemas no estômago que afetam a saúde do pet.

Ao oferecer água purificada ao seu animal de estimação, você consegue eliminar as chances de ele ser contaminado ao se hidratar. Não se esqueça de oferecer água fresca durante todo o dia para o seu pet, garantindo que ele se desenvolva de forma saudável.

E você, como garante a saúde do seu animal de estimação? Deixe as suas dicas nos comentários e compartilhe a sua experiência com outras pessoas que também se preocupam com o bem-estar do seu pet!

Powered by Rock Convert