Você sabe qual é a real importância do tratamento de água? Quem nunca chegou cansado em casa após uma longa jornada de trabalho e resolveu se hidratar para amenizar a fadiga que atire a primeira pedra. Esse hábito é essencial para a saúde do nosso corpo, e sem ele estamos sujeitos a uma série de enfermidades causadas pela desidratação.

Acontece que a ausência de um bom tratamento de água também é responsável pela contaminação do líquido. Com isso, muitas pessoas estão sujeitas a contrair doenças por causa de bactérias e resíduos encontrados na água, o que pode extremamente prejudicial para a saúde.

Pensando nisso, separamos algumas informações valiosas para que você entenda mais sobre a importância do tratamento de água e conheça algumas soluções alternativas para essa situação!

Qual a importância do tratamento de água para a população?

A água é um recurso natural fundamental para toda a vida no planeta. Ela tem relação com diversas reações químicas no nosso organismo, além de ser responsável por transportar diversas substâncias pelo corpo humano.

Acontece que com a ausência de um tratamento adequado, esse líquido se torna um veículo de transmissão de doenças, como diarreia, febre tifoide, hepatite, entre outras.

O contágio dessas adversidades acontece por meio da água contaminada por causa de dejetos e bactérias encontrados nas redes de tratamento de esgoto, por exemplo. Por isso, é preciso que os municípios contem com estações de tratamento de água, possibilitando maior pureza e evitando possíveis doenças com a ingestão do líquido.

Quais são as soluções alternativas de tratamento de água?

Além das estações de tratamento, existem soluções alternativas para tratar a água, garantindo maior pureza para você e a sua família. Esses meios se diferem do processo habitual das estações de tratamento, onde ocorrem as etapas de capitação, coagulação, decantação, filtração, cloração e fluoretação.

Poço artesiano

Essa alternativa se trata de um poço perfurado com diâmetro pequeno, porém com grande profundidade onde a água consegue jorrar do solo naturalmente. Se realizado corretamente, os poços artesianos são uma fonte de água subterrânea de excelente qualidade.

Poço semi artesiano

O poço semi artesiano é praticamente a mesma coisa que o anterior, porém, ele utiliza uma bomba para coletar a água caso a pressão não seja suficiente. Ambos os métodos são chamados tecnicamente de poço tubular profundo, onde são escavados por brocas utilizadas na indústria petrolífera.

Como realizar o tratamento de água em um poço?

O tratamento de água em um poço artesiano ou semi-artesiano deve ser feito com o objetivo de eliminar as bactérias e as características físicas que tornam o líquido impróprio para consumo. 

Acontece que, mesmo que a água seja retirada de lençóis subterrâneos sem nenhum contato com humanos ou animais, é possível que ela esteja contaminada ou conte com altas quantidades de minerais que são muito prejudiciais à saúde.

Por isso, existem alguns elementos que são indispensáveis para realizar o tratamento de água em um poço, como os filtros abrandadores, desmineralizadores e centrais. Além deles, também é possível realizar a instalação de uma estação de tratamento de água caso o espaço envolva áreas de grande vazão e volume.

Pronto, agora você já sabe a importância do tratamento de água e que existem alternativas viáveis de tratar a água para a sua família. Assim, você terá certeza da pureza do líquido ingerido, eliminando os riscos desnecessários de contaminação. Por isso, lembre-se de contar com a ajuda de um profissional capaz de auxiliá-lo durante a escavação de um poço, assegurando o seu funcionamento!

O que você achou do assunto? Aproveite para deixar um comentário com a sua opinião sobre esse conteúdo!

Powered by Rock Convert