A água é uma necessidade básica de todo ser humano, tanto para a saúde quanto para manter a vida com o mínimo de qualidade. Por isso, já foram desenvolvidas diversas técnicas para captar e usar esse recurso da melhor forma possível.

Mas como a água chega em nossas casas? Neste texto, você vai entender melhor como isso ocorre. Também vai descobrir quais são os principais tipos de filtros existentes para usar em sua casa ou na empresa, e como eles são fundamentais para garantir a qualidade da água. Confira!

COMO É FEITA A CAPTAÇÃO DA ÁGUA?

A água é, em geral, retirada de rios (mananciais) ou de poços artesianos. Geralmente, instituições autorizadas e reguladas podem fazer a captação em grandes quantidades, pois são necessários diversos cuidados com a preservação do meio ambiente.

A água é captada por grandes canos (adutoras), que funcionam com bombas e ajudam a “puxar” e a fazer pressão. A escolha dos mananciais ou dos poços de retirada é uma etapa essencial, que determina todos os outros passos. De lá, a água segue para as estações de tratamento.

COMO AS ETAPAS DE TRATAMENTO FUNCIONAM?

Limpar a água é um trabalho criterioso, que pode demorar vários dias. As técnicas e os produtos utilizados no tratamento vão depender da fonte e das leis que regem o saneamento básico de cada cidade. Conheça, agora, as principais etapas desse processo.

TRATAMENTO QUÍMICO

Quando a água chega à estação, são adicionados alguns reagentes químicos que auxiliam na separação das impurezas. Pode ser realizado o tratamento com cal e sulfato de sódio, que interagem e formam o sulfato de alumínio.

Essa substância faz com que as impurezas se agrupem, formando flocos e facilitando a filtragem. Esse processo se chama floculação e é muito usado para a água vinda de rios, que contém mais impurezas sólidas.

TRATAMENTO FÍSICO

Após esse primeiro tratamento, a água passa pelo processo de decantação. Nele, ela é armazenada em um grande tanque durante algumas horas, para que a sujeira e as outras impurezas se depositem no fundo.

Em seguida, ela segue para a filtragem, na qual passa por tanques com cascalhos, pedras, areia e carvão ativado. Esses elementos realizam uma limpeza ainda mais profunda da água, que chega à última etapa muito mais pura.

TRATAMENTO COM CLORO E FLÚOR

Por fim, acrescenta-se cloro na água para matar todos os micro-organismos restantes, já que as etapas anteriores não os retiraram.

Em alguns locais, acrescenta-se flúor à água, para melhorar a saúde dentária da população. Porém, esse processo está cada dia menos necessário.

COMO A ÁGUA CHEGA EM NOSSAS CASAS?

Antes de ser consumida, a água ainda precisa ser testada de acordo com as normas legais, para checar se está realmente limpa. Uma vez aprovada, segue para a distribuição, por meio dos encanamentos urbanos e dos caminhões-pipa, em alguns casos.

Ela vai, então, percorrer muitos quilômetros, auxiliada por bombas e pela pressão natural dos canos, até as torneiras das residências. Em muitos casos, ela pode, também, ficar armazenada em caixas d’água e em reservatórios antes de chegar a sua casa, efetivamente.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO FILTRO?

O tratamento da água é um longo processo, regido por várias leis e normas, de acordo com as determinações das autoridades da região em que se vive.

No entanto, apesar dessa rigidez, ainda existem diversos riscos de contaminação, principalmente durante a etapa de distribuição, quando a água passa por canos e caixas d’água até a torneira.

Por isso, é importante contar com um bom filtro em casa para evitar esses tipos de problemas. A escolha do filtro é, portanto, o último passo para garantir água de qualidade para sua família. Assim, ganha-se em saúde e tranquilidade.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FILTROS?

Existem diversos modelos de filtros, que ajudam a garantir que a água consumida por você e pela sua família seja mais limpa, livre de impurezas e totalmente adequada ao consumo humano. Confira a nossa lista com os principais modelos e como eles funcionam.

FILTRO DE BARRO

Não há nada mais tradicional nas regiões do interior dos estados brasileiros do que o uso do filtro de barro. Mas saiba que ele vem sendo cada vez mais utilizado nos centros urbanos devido a pesquisas que mostram sua eficácia. O produto funciona com a vela de cerâmica com carvão ativado. Algumas delas ainda têm nitrato de prata, por onde a água passa para eliminação de impurezas.

Ele é eficiente, inclusive, para retirar o cheiro e o gosto do cloro na água encanada. Mas é preciso ficar atento à qualidade da água fornecida pela empresa de saneamento da sua região, pois o filtro de barro não atua sobre as bactérias.

O filtro de barro deve ser limpo e as velas devem ser trocadas periodicamente, para manter a sua eficiência.

PURIFICADOR DE ÁGUA

Esses aparelhos são conectados à torneira da pia da cozinha ou ao lado dela. Eles servem para barrar as impurezas e retirar o excesso de cloro usado pela empresa que trata a água para torná-la potável. Há muitos modelos no mercado, com diferentes preços.

É importante, sempre, verificar se há selo de qualidade oferecido pelo Inmetro antes de tomar a sua decisão.

OZONIZADOR

Nesse tipo de processo, é usado o gás ozônio para ajudar no processo de limpeza da água que será consumida. Dessa forma, você deve acionar o ozonizador do filtro ao menos 15 minutos antes de usar o líquido, para que haja tempo suficiente de fazer a purificação. No ozonizador, a água borbulha com o gás, passando rapidamente pelos ionizadores após o processo.

FILTRO DE ÁGUA CENTRAL

Se você quiser garantir que a água em todos os pontos da sua residência esteja livre de impurezas ou partículas que podem ser levadas através dos canos, pode optar pelo filtro de água central. Ele deve ser instalado junto à saída do relógio de água ou antes da entrada do líquido na caixa d’água.

É uma forma de manter o reservatório mais limpo e garantir que não haja problemas com eletrodomésticos que utilizam a água — como o chuveiro, que pode entupir com resíduos sólidos.

Como vimos, é muito importante saber como a água chega em nossas casas para que possamos tomar a melhor decisão sobre que tipo de filtro será escolhido em nossas residências. Não se esqueça, sempre, de conferir se o equipamento tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), para que você tenha mais garantia de que ele será eficiente.

Agora que você sabe como a água chega em nossas casas, que tal conhecer alguns modelos de filtros oferecidos pela Gelinter? Acesse e confira!

Powered by Rock Convert