Tomar banho várias vezes por dia é um hábito muito comum entre os brasileiros. No entanto, existem muitas controvérsias a respeito da temperatura ideal para a água: alguns dizem que, quando ela está muito quente, faz mal. Outros afirmam que se estiver fria, pode causar problemas à saúde. Afinal, o que é mito e o que é verdade a respeito desse antigo dilema? Será que é melhor tomar banho quente ou banho frio?

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre tomar banhos quentes ou frios. Quer saber qual o melhor tipo de banho para você? Acompanhe:

Banho quente

Nas épocas mais frias do ano, a sensação de entrar na banheira ou embaixo do chuveiro com a água quentinha é simplesmente maravilhosa. Mas, será que a água quente faz bem ou mal para a saúde? Confira abaixo o que é mito e o que verdade sobre esse tipo de banho:

Faz bem para a pele

Mito. Uma das maiores mentiras a respeito do banho de água quente é que ele faz bem para a pele. Acontece exatamente o contrário: a água quente prejudica a camada de manto lipídica (gordura natural), responsável por manter a sua pele hidratada. Dessa maneira, consequentemente, ocorrem o ressecamento e a descamação.

Diminui oleosidade

Mito. No momento em que a pessoa está se banhando, ela pode até pensar e sentir que toda a oleosidade de sua pele foi removida. Mas, após sair do chuveiro, o organismo é estimulado a produzir ainda mais oleosidade. 

Produz sensação de relaxamento

Verdade. Com a temperatura em torno de 39°C, pode-se sentir uma sensação de relaxamento no corpo. Isso ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos, que fazem com que o sangue e o oxigênio circulem mais rapidamente.

Abre os poros

Verdade. O vapor e o calor fazem com que os poros fiquem mais abertos, facilitando assim a absorção de cremes.

Banho frio

Nada melhor do que tomar um banho bem fresquinho para aliviar o calor do verão, certo? No entanto, por serem mais sensíveis à temperaturas mais baixas, algumas pessoas apresentam resistência a esse tipo de banho.

Se você quer saber quais as mentiras e verdades sobre os benefícios do banho gelado, descubra as respostas abaixo: 

Possui ação afrodisíaca

Mito. Ainda não foi possível comprovar cientificamente se a ducha fria tem algum tipo de ação afrodisíaca. 

Causa gripe

Mito. A gripe é causada por bactérias e vírus, e não por banhos frios. Além do mais, a água fria pode ajudar na produção das células imunológicas, fazendo com que o seu organismo produza mais defesas.

Dá brilho aos cabelos

Verdade. Os cabelos ficam mais brilhosos quando a água não está tão quente, já que a água fria estimula o couro cabeludo.

Ajuda a emagrecer

Verdade. Pode até parecer estranho, mas saiba que um banho gelado te ajuda a emagrecer! Isso acontece porque a água fria estimula o organismo e acelera a função metabólica, o que causa a queima de calorias sem fazer esforços.

Por fim, tanto o banho quente como o banho frio são, ao mesmo tempo, benéficos e prejudiciais à saúde. Por essa razão, o ideal é deixar o chuveiro bem regulado para que a água fique nem tão fria, nem tão quente, mas morna. A sua saúde agradece!

Gostou do post de hoje? Para estar sempre por dentro de conteúdos como este, recebendo-os diretamente em seu e-mail, não deixe de assinar gratuitamente a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert