O inverno chegou e com ele vem aqueles dias mais secos, com pouca chuva e temperaturas que oscilam bastante. Ao mesmo tempo em que muita gente curte a estação mais fria do ano, por outro lado, nossa pele e mucosas costumam sentir os efeitos do tempo, mais do que o normal.

Por isso, é fundamental redobrar os cuidados nessa época, especialmente no que tange a hidratação do corpo, sempre lembrando de beber muito líquido e se incluir alimentos ricos em água na dieta. 

Aliás, é justamente sobre esses alimentos que falaremos neste post. Quer saber melhor quais frutas e legumes fundamentais para ajudar a manter o corpo hidratado em tempo seco? Então, continue com a gente e tome nota das dicas abaixo. Vamos lá! 

Algumas dicas para quem esquece de ir ao bebedouro com frequência 

Em tempo seco, mais do que nunca, é preciso lembrar de consumir bastante líquido para evitar a desidratação do corpo e o ressecamento da pele. Para quem tem o dia muito corrida ou, simplesmente, só lembra de ir ao bebedouro quando precisa matar a sede, separamos estas dicas bem legais para mudar esses hábitos. São elas: 

  • carregue sempre uma garrafinha de água filtrada com você; 

  • programe pausas no trabalho para se alongar, refrescar a mente e, claro, o corpo também, sempre indo até a copa ou ao bebedouro repor os líquidos

  • aposte em apps que lembram a hora e a quantidade necessária de beber água diariamente; 

  • se não gostar de água pura, encontre meios alternativos, com chás, sucos, aromatizantes etc. 

Dicas de alimentos ricos em água para ajudar na hidratação 

Além das dicas acima, o que não faltam são alimentos ricos em água, perfeitos para complementar a hidratação nesses dias mais secos. Sendo assim, procure incluir estes ingredientes na sua dieta:

  • melancia – além de deliciosa e refrescante, a melancia é riquíssima em vitamina C, B1, B2 e B3 e muitos outros nutrientes; 

  • cenoura – também é rica em vitaminas e nutrientes. Se não gostar muito, experimente incluí-la em sucos de laranja ou limão; 

  • gengibre – essa raiz é composta de muita água e seu sabor pode deixar as receitas ainda mais refrescantes. Cabe bem em um suco verde ou em um chá quente ou gelado; 

  • laranja – conhecida e adorada por todos, a laranja é um dos alimentos ricos em água mais indicados para os tempos secos. Afinal, basta uma única fruta por dia para repor boa parte do que nosso corpo precisa em vitaminas, além de matar a sede como nenhuma outra; 

  • melão – outra fruta indicada para ajudar na hidratação é o melão, que também é bem versátil nas receitas, podendo complementar aquela salada de frutas ou, até mesmo, pratos salgados.

Enfim, são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em água que podem complementar a sua dieta diária nesses dias mais secos, em que o corpo e a pele costumam sentir mais. Claro que isso não substitui a necessidade de beber água com frequência, mas sem dúvidas, ajuda na hidratação, além de ser um hábito saudável e saboroso. 

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